RECUPERAÇÃO DE JAZIDAS

A recuperação de jazidas é uma das atividades mais difíceis de serem executados, pois são ambientes que contam com um solo rudimentar ou ausente. Alguns destes ambientes apresentam apenas a rocha “viva”.

A Goetzke® desenvolveu técnicas de drenagem e geração do solo nestes locais. Através de processo fitossociológicocom plantas nativas é possível promover o retorno da floresta original de uma região em uma jazida desativada.

Uma das recuperações mais notáveis que se tem conhecimento é a realizada pelo Biólogo Siumar Goetzke em um passivo ambiental conhecido como “Pedreira do Atuba” no município de Colombo, no Estado do Paraná.

Esta área havia sido explorada para a produção de materiais rodoviários, na década de 1980 teve suas atividades paralisadas por estar muito próximo da área urbana, então tornou-se um local insalubre, com focos do mosquito da dengue, local de deposito de lixo e ainda servia para descarte de restos de concreto provenientes de demolição de um prédio público.














A área hoje encontra-se em avançado processo de sucessão florestal, as plantas pioneiras povoaram a área, favorecendo a chegada de plantas mais exigentes, possibilitando o retorno da floresta sobre a rocha.

GRUPO GOETZKE