CONTENÇÃO DE EROSÃO COM BAMBU

O homem a milênios já conhece os maravilhosos benefícios desta planta que pode ser utilizada desde a construção de casas, a utilização de suas fibras para fabricação de tecidos.

Em áreas sujeitas a terremoto, quando ocorrem estes fenômenos a população busca abrigo sobre touceiras de bambu, pois nestes locais a terra não racha.

A ONU através da IMBAR – International Network For Bamboo and Rattan (Rede Internacional de Bambu e Rattan), já realizou estudos que demonstram a viabilidade do uso de bambu para substituir ferro em estruturas de concreto pois sua resistência dentro do concreto é semelhante ao ferro.

O bambu é uma planta de alta resistência contra a erosão.

1.    Muda de Bambu:





2.    Caixa de Contenção no Noroeste do Paraná



3.    Plantio de mudas de bambu nas paredes dos diques de contenção. O Bambu contribui significativamente para a drenagem da água depositada no interior da caixa.



As folhas do bambu ao caírem dentro da caixa impedem a formação de uma película de silte  e argila que impermeabilizam o fundo de caixas, facilitando a drenagem, além de que nestes casos fornece resistência mecânica e tem uma elevada evapotranspiração. 

ENTRE OUTRAS PROPRIEDADES, O BAMBU DESTACA-SE:



1.    Excelente para isolamentos acústicos por possuir seus calmo ocos dificulta a propagação sonora.
2.    Reduz o desconforto térmico sendo possível criar com eles, tuneis de vegetação.
3.    Excelente barreira contra ventos, possui uma capacidade de reduzir ou desviar as correntes de ventos.


GRUPO GOETZKE