PROTEÇÃO DE DISPOSITIVOS DE DRENAGEM COM CIMBOPOGOM CITRATUS (Capim Cidreira)

O Cimbopogon citratus também conhecido como capim limão ou Capim Cidreira, é uma planta de alta eficácia contra a erosão, seu uso é a muito tempo consagrado na proteção de canaletas, escadarias e outros dispositivos de drenagem.

Sua principal função é impedir que a água salte do dispositivo, vindo o correr paralela ao mesmo, provocando assim sua obstrução. Outra função é de manter o dispositivo limpo sem sedimentos. O Capim Cidreira funciona como um filtro retendo todo sedimento de montante.



O plantio de Capim Cidreira a 0,70 cm da borda da canaleta e outros dispositivos de contenção da erosão impede o salto da água bem como deixar o dispositivo isento a sedimentos.

No Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná foram economizados R$300,00 em um ano com o plantio do Capim Cidreira.

A Goetzke® mantém em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba uma produção de mudas para o controle da erosão.



Outra propriedade interessante do Capim Cidreira é que suas folhas possuem cerdas cilicosa que refletem a noite. Esta planta pode ser usada como marcador do campo visual em rodovias, isto é, sinalização viva.

GRUPO GOETZKE